Antes dos novos procedimentos, apenas a cabeceira norte operava pousos e decolagens em condições meteorológicas adversas. Agora, as duas cabeceiras poderão operar nessas situações.
Para as empresas aéreas, o ganho será também em economia de combustível e em tempo de operação, já que as aeronaves não precisarão mais contornar o espaço aéreo do entorno do aeroporto para realizar o pouso.
Controle de solo – Também visando aperfeiçoar os procedimentos de coordenação e controle do tráfego aéreo no Aeroporto de Vitória, a Infraero instalou em janeiro de 2010 o controle de solo para manobras no pátio do aeroporto. O “controle de solo” é uma freqüência de comunicações específica entre a torre de controle e as aeronaves no solo ou veículos no pátio de manobras e pistas de táxi
(taxyways). O objetivo do controle de solo é ordenar o movimento de aeronaves no solo, com rapidez e segurança. O controle de solo existe em aeroportos de grande movimento, como é o caso do Aeroporto de Vitória, que atualmente opera em média 48 voos diários.
Torre de controle – Ao contrário da maioria dos principais aeroportos brasileiros, no Aeroporto de Vitória a torre de controle é administrada pela Infraero (em geral, a Aeronáutica é responsável pela torre de controle nos aeroportos brasileiros). Na torre de controle da Infraero no Aeroporto de Vitória, 31 controladores de vôo treinados que atuam em escala de 24 horas na coordenação e no controle do tráfego aéreo, garantindo a segurança das operações de pouso e decolagem.
Coordenação de Marketing, Comunicação Social e Imprensa (SBVT/VTMC)
INFRAERO - Aeroporto de Vitória / Eurico de Aguiar Salles
2 comentários:
Agora não terei o prazer de ver as aeronavez fazendo base da 05 aqui em cima da minha casa ( jadim da penha ) =/
... em fim..
Onde posso encontrar esse novo procedimento ?
Adriano ferreira.
Olá Adriano, bom dia!
No site do DECEA você poderá encontrar.
Abs.
Postar um comentário
Olá, gostou de nosso conteúdo? Deixe seu comentário ou sugestão para nós. Lembramos que todos os coments serão moderados.
Pedimos também que NÃO escrevam em CAIXA ALTA!
Obrigado desde já!