RadarBox Vitória online

ÁREA DE ABRANGÊNCIA ONLINE

Está online, como Conteúdo Exclusivo Vix, menu superior, o radarbox de Vitória e adjacências com área de abrangência maior, porém na tela será possível observar:
Ao norte um pouco além do município de São Mateus-ES chegando ao Sul da bahia.
Ao Leste cerca de 200nm para o oceano
Ao Oeste cerca de 155nm devido montanhas no horizonte
Ao Sul um pouco após Campos dos Goitacazes-RJ

Lembramos que a quantidade de slots está limitada (caso não consiga visualizar na primeira tentativa tente mas vezes pois todos os slots estarão oculpados ou o equipamento em mautenção).

Para maximizar a tela de visualização basta dar um clique duplo sobre a tela do radar.
Para voltar ao normal basta apertar a tecla ESC.

SAIBA INTERPRETAR O RADAR

Radar ao vivo, o significado das cores:

1. Vermelho - Aeronave em vôo ascendente



2. Verde - Aeronave em vôo descendente


3. Azul - Aeronave em vôo nivelado



4. Azul - Aeronave selecionada
5. Azul - Aeronave em solo




Qual o significado das informações na tela do Radar ?

O dados que aparecem junto às aeronaves varíam um pouco, dependendo de vários fatores, mas seguem a descrição de alguns deles :

Neste exemplo podemos ver




1ª línha : TAM3467 é o callsign ou vôo, ou seja, o código ICAO da Cia seguido do número do voo.
SAIBA O QUE É ICAO
2ª linha : PR-MBG é o prefixo da aeronave, A320 indica ser um Airbus 320 (tipo de aeronave/equipamento)

3ª linha :
FL102 informa nível de vôo 102 ou 10.200 feet ou pés,
-016 informa a razão de descida, no caso 1.600 pés/minuto,
302KT informa que a velocidade é de 302 Knots ou nós, velocidade essa chamada de Ground Speed ou "GS" - Velocidade em relação ao solo o que corresponde a 559,68 km/h.
(para fazer a conversão mutiplique a velocidade em GS por 1,85 ou seja, 1kts (nó) = 1,85km/h

Se a aeronave estivesse subindo com a mesma razão então apareceria +016

4ª linea : SBGO-SBGR informa a rota do vôo neste caso de Goiás para Guarulhos

Para decifrar os códigos ICAO das matrículas das aeronaves consulte a Lista completa de códigos de todos os aeroportos

Dica: você também poderá utilizar um Conversor de velocidades


VEJA O TRECHO DA CARTA DE NAVEGAÇÃO REAL DO DECEA A QUAL O RADAR REPRESENTA
No mesmo ângulo do Radar


O QUE É ADS-B E COMO FUNCIONA? A TECNOLOGIA DO RADARBOX!
Origem do ADS-B
Colocando de forma simples, AirNav RadarBox consiste num equipamento que capta e descodifica os
dados do ADS-B e envia para o seu computador onde um programa processa as informações e as
apresenta num interface em 3D. Os dados recebidos podem ser partilhados entre os utilizadores que
utilizam a rede do Sistema AirNav RadarBox. Desta maneira, você poderá ver os dados recebidos
por outros utilizadores no mundo inteiro.

O Que é o ADS-B?
Sistema Automático de Transmissão e Vigilância Auxiliar (também conhecido pela sigla ADS-B do inglês Automatic Dependent Surveillance-Broadcast ) é um sistema pelo qual as aeronaves transmitem constantemente a sua posição actual e altitude, categoria da aeronave, velocidade no ar, identificação, razão de subida ou descida - através dum receptor de rádio de dados dedicado.
Esta funcionalidade é conhecida como "ADS-B out" e é o nível básico de funcionalidade do ADS-B.
O sistema actual de ADS-B foi desenvolvido nos anos 90, embora a sua origem data dos anos 60.
Utiliza os dados do sistema GPS (Sistema de Posicionamento Global), ou qualquer outro sistema de navegação que proporcione serviço equivalente ou melhor. O alcance máximo do sistema é em
"linha de vista", neste caso à volta de 200 milhas náuticas (370 km).
As transmissões de ADS-B são recebidas pelas estações de controlo de tráfego aéreo, e todas as outras aeronaves equipadas com ADS-B dentro do alcance de recepção. A recepção dos dados feita pela aeronave é conhecida como "ADS-B in".

O uso inicial do ADS-B é esperado pelo controlo de tráfego aéreo com o objectivo de vigilância e desenvolvimento e realçando a consciência situational do piloto. O ADS-B é mais barato do que o sistema convencional de radar e permite uma vigilância de melhor qualidade para movimentos aéreos ou terrestre. O ADS-B é eficaz em áreas remotas ou terrenos montanhosos onde não existe cobertura de radar, ou onde a cobertura de radar é limitada. O interior da Austrália é uma destas áreas, onde o ADS-B introduzi-o a vigilância radar onde não havia nenhuma. O ADS-B também ajuda na vigilância na superfície do aeroporto, onde pode ser igualmente usado para monitorar o tráfego nas taxiways e nas pistas de descolagem.

As aeronaves equipadas com o ADS-B também podem exibir num ecrã no cockpit o tráfego aéreo em seu redor enviados pelos dados do ADS-B (ADS-B in) e pelos dados TIS-B (Transmissão de Serviço de Informação de Tráfego) originários do radar de tráfego aéreo. Ambos, pilotos e controladores de tráfego aéreo, poderão "ver" a posição do tráfego aéreo próximo da aeronave, e este pode ser utilizado para fornecer uma ASAS (Sistema de Segurança de Separação Aeronáutico). Futuros Sistemas Avançados Anti colisão podem fazer uso do "ADS-B in", sendo um suplemento aoSistema Avançado Anti-colisão TCAS pelo qual é chamado de "vigilância híbrida" A Airbus e Boeing esperam incluir o "ADS-B out" (i.e. a transmissão das informações) como padrão nas novas aeronaves fabricadas.

http://www.airnavsystems.com/

Alguns usuários poderão não conseguir visualizar o player seja pelo Firefox ou pelo Internet Explorer. Recomendo a instalação das Codec's do Media Player: http://www.4shared.com/file/229525819/5ea92084/CODEC_MEDIA_PLAYER.html

É necessário também em alguns casos a instalação ou atualização dos pluguins do Media Player. Os mesmos podem ser encontrados no site da microsoft.

Recomendo visualizar o radar com o navegador INTERNET EXPLORER

Após a instalação reinicie o PC e tente novamente.

UPDATE 14/07

Texto e Imagem

O Radarbox Vitória é um serviço de utilidade pública EXCLUSIVO do Vix agora sendo expressamente PROIBÍDA a publicação deste em qualquer outro site. Caso você tenha visto nosso radar em outro site/blog entre em contato com nosto por gentileza.

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30 comentários:

Anônimo disse...

ok , fiz um comentario antes nao conseguia
visualizar a tela ,agora ta ok, tinha que
desbloquear o pup up mas na tela nao mostra
os avioezinhos na tela radar que estao chegando indo pro pouso decolando igual a outros radares por ai ?

administrador disse...

Caro amigo,

primeiramente obrigado por acessar o vixagora!

Nem todas as aeronaves são visualizadas na tela do radar pois nem todas possuem a tecnologia do ADS-B embarcada e as vezes, mesmo possuindo, algumas tripulações não ativam o ADS-B impossibilitando de receber na tela sua localização. As aeronaves que poderá visualizar aqui serão as mesmas que verás em outros radares box existentes no Brasil e no Mundo.

Obrigado.

everton disse...

muito legal e util o radar box. da para ter uma identificação mais precisa das aeronaves, principalmente em cruzeiro e ver na tela a ação que o piloto executa de acordo com o que é dito entre ele e a torre.

Anônimo disse...

onde eu cliko para ver/ouvir o radar?

administrador disse...

Ao acessar o www.vixagora.com.br ao final da página, caso há slots disponíveis o radar carregará automaticamente.

A tela do radarbox está disposta para melhor aproveitar a área de cobertura da antena.

PP1PF - PY4PF - Eustaquio Vitoria ES disse...

Mto interessante, apenas um pouco defasada a tx do Radarbos para o real!!, mesmo assim esta otimo!!PY4PF

administrador disse...

Caro José Eduardo,

a defasagem percebida chama-se delay. Deve-se ao tempo que demora entre os dados serem captados pelo equipamento/antena e a transmissão dos dados pela Internet até os usuários.

Obrigado por prestigiar.

PP1PF - PY4PF - Eustaquio Vitoria ES disse...

Avistei a Aeronave no Radarbox e a Localizei ao passar na vertical do Aerodromo, a GLO1777 A FL380, legal!!!

PP1PF - PY4PF - Eustaquio Vitoria ES disse...

Grato pelo retorno, afirmo estar funcionando 100%, realmente tem esta defasagem normal, mas esta perfeito!!PARABENS!! PY4PF

administrador disse...

Obrigado.

Logo mais faremos testes com mais slots! Aguardem e confiram!

Gustavo disse...

-016 não são -1600 ft/min?
Ótimo blog! Mantenha proa!

administrador disse...

Olá Gustavo,

está corretíssimo. O texto foi revisado e acrescentado novas informações, obrigado pela observação.

Anônimo disse...

Parabéns por esta nova iniciativa de colocar no ar o RADARBOX, eu como amante da aviação e visitante diario deste BLOG fico muito feliz por mais esta fonte de informação.

Anônimo disse...

Sensacional o Radar, flagrei vários trafegos internacionais, como Ibe,Klm,Af e o Emirates procedente de sbgr, rumo à Dubai, acompanhando inclusive o diálogo com o controle, saindo por sbvt, numa segunda vez os vi sair mais ao norte de vt, flagrei tb uma curiosa conversa entre dois Aer Arg. se cruzando.

Anônimo disse...

OI, SUGIRO POR ESTE POST FIXO, NO MENU DO BLOG, PARA Q SEMPRE Q HOUVER DUVIDA SOBRE A INTERPRETAÇÃO DO RADAR, A PESSEOA POSSA ACESSAR SEM PEDER TEMPO PROCURANDO.
ABRAÇO

PS.: DESCULPE A LETRA GRANDE, NÃO SEI BOTAR MINUSCULA :S

Anônimo disse...

olá,sou de recife e não consigo visualizar o radarbox.no final da página não aparece nada. é preciso instalar o codec media play? tem como ver o radar de recife? no aguardo. vlw.

administrador disse...

Caro amigo de Recife o Radar não está mais ao final da página e sim na área de Conteúdo Exclusivo Vix lado direito do blog menu superior. Assim quem visita o blog não será obrigado a carregar o radar compulsóriamente e sim caso queira vê-lo.
Não é possível ver o radar de Recife pois não há radarbox lá no momento.

Abraço.

Sylvia disse...

Olá!! Qual o significado da cor branca?

administrador disse...

Olá Sylvia,
a cor branca com um círculo em volta significa que ela está selecionada aqui na tela do radar para que seja fornecida algumas informações como por ex a foto dela.

Obrigado pelo prestígio!

Anônimo disse...

Parabéns por este site!
Sou apaixonado por aviação e fico feliz por proporcionar o Radarbox...
Este site é meu favorito...
Abrs

administrador disse...

Obrigado pelo prestígio amigo.

Gildimar Costa disse...

PARABÉNS !!!
Ficou muito bom.

Unknown disse...

Não localizei onde vejo o radarbox!!!

Pelo menos não aparece nada pra mim na barra ao lado direito do blog......

Me ajuda ai...

Ricardo Fontes Moro disse...

Parabéns pelo seu profissionalismo! O RADARBOX está show de bola! Continuem assim! Abraço.

Anônimo disse...

Olá, gostei muito do post. Gostaria apenas de dar uma sugestão. Está escrito que é -1600 pés/segundo. Na verdade, é pés/minuto. Se fosse segundo, o avião estaria num mergulho para a morte ^^. Enfim espero ter ajudado.

Anônimo disse...

porque não aparece o avião da azul?

administrador disse...

Isaac,

As aeronaves da Azul bem com as demais da Embraer não possuem o sistema ADS-B ativo, com exceções dos dois últimos EMB175, acredito eu, que já foram até entregues a TRIP.

Aos demais muito obrigado pelos elogios e comentários.

administrador disse...

Atualizado nessa data!
As novas configurações de cores buscam reproduzir os radares reais do Cindacta.

Att.

Claudio Lisias Araujo disse...

Valeu gostei demais...Moro em Vila Velha e fico justamente debaixo da rota dos aviões que vão para o sul...Antes eu usava outro site, mas esse é bem mais interessante...Parabéns..

Unknown disse...

MUITO BOM, NÓS CAPIXABAS SOMOS BENEFICIADOS POR ESTE EQUIPAMENTO ESTA NO AR!
NÓS DO RADIOAMADORISMO NOS SENTIMOS EM CASA COM ESSA FERRAMENTA.HEITU JR. LINHARES-PU1HJR

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