Estudo propõe novos procedimentos para pouso no Aeroporto de Vitória

A colega Lúcia Garcia, que assina a coluna Victor Hugo do Jornal A Gazeta, revelou um estudo do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) que incluiu o Aeroporto de Vitória - o Eurico Salles. Os dados sobre a capacidade e demanda apontaram que o terminal da capital capixaba é o mais congestionado do Brasil - operando 400,3% acima de sua capacidade. Vale lembrar - como diz a coluna - que hoje ele suporta 560 mil passageiros/ano, e em 2009 passaram por lá 2,342 milhões pessoas.

Em conversa no programa CBN Vitória com o diretor técnico do Snea, Ronaldo Jenkins de Lemos, sobre os números, o comandante divulgou outra novidade: há um estudo do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) para que novos procedimentos de pouso sejam determinados para o Aeroporto de Vitória. A aplicação daria mais segurança e menos transtornos, principalmente, em condições ruins de meteorologia.

"Para pousar em Vitória hoje, com tempo chuvoso, é necessário ter condições visuais em altitudes muito grandes. Mas existem estudos, inclusive no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Estão desenvolvendo novos procedimentos de pouso para o Aeroporto de Vitória, inclusive similiar ao procedimento ILS, com teto bem mais baixo e com rampa de aproximação. Em pouco tempo, vai dar condições de operação com teto bem mais baixo", frisou Jenkins.

Clique aqui e ouça a entrevista completa.

No Wikipedia encontramos que o "ILS ou Instrument Landing System é um sistema de aproximação por instrumentos, que dá uma orientação precisa ao avião que esteja pousando em determinada pista. Ele consiste em dois sistemas distintos, um deles mostra a orientação lateral do avião em relação a pista, e o outro mostra o ângulo de descida, ou orientação vertical.


Sistema baseado na transmissão de sinais de rádio que são recebidos, processados e apresentados nos instrumentos de bordo do avião. A aproximação ILS (Instrument Landing System) é também chamada de "Aproximação de Precisão" (Precision Approach), por contar com as informações do Localizador em VHF (Very High Frequency) e do Glide Slope em UHF (Ultra High Frequency), fornecendo informações para o alinhamento com o eixo da pista e com a trajetória correta de planeio para o pouso".

Fonte: Gazeta Online
Por: Fábio Botacin

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