Muitos observam na tela do radar, que o VIX agora disponibiliza, o crescente movimento no tráfego aéreo não só que decola e pousa em Vitória bem como nos céus do Espírito Santo e em suas vizinhanças. Há aqueles em que não tinham a mínima noção como é a navegação das aeronaves quando simplesmente observamos um tráfego (aeronave) no céu, em voo de cruzeiro, algumas vezes com aquele rastro branco de condensação que se chama contrail ou trilho de condensação devido a temperaturas baixíssimas normalmente encontradas nesta camada da Atmosfera chegando às vezes a -13°c, e não podemos imaginar que aquela aeronave está voando dentro de uma aerovia que são as rotas aéreas imaginárias no céu, por onde vemos aeronaves subindo rumo norte e descendo rumo sul, incluíndo as aeronaves internacionais entre tantas outras.
Pois bem, as imagens que vocês irão ver abaixo dará a exata noção de como são as aerovias. Este é um trecho da Carta de Navegação em Rota (ERC) H1 que abrange o Sul , Sudeste e Centro-Oeste do Brasil para as aerovias de Alta (U de Upper acompanhado do nome da aerovia W, ex: UW50 Upper Whiskey Cinco Zero, aerovia esta que corta todo o ES de norte a sul ligando o Nordeste ao Sudeste e Sul do Brasil e Países como Argentina), onde o nível mínimo para se voar nestas rotas é o FL245 (24.500 pés), cuja navegação lateral é feita totalmente por auxílio de Instrumentos como o Rádio-Auxílio existente em Vitória que se chama VOR e por pontos geográficos conhecidos como Fixos. Assim são compostas as rotas aéreas. Por isso as aeronaves passam exatamente na vertical do aeroporto de Vitória quando estão em voo de cruzeiro, normalmente na sua grande maioria, descendo rumo ao SUL (SP/RJ). A não ser que o controle de Área (a qual controla estas aeronaves em voos acima do nível 145 (FL145) que é o limite vertical da Terminal Vitória onde num raio de 40nm DME do VOR, quem controla as aeronaves é o Controle de Aproximação que está exatamente na Torre de Controle de Vitória), autorize a aeronave a "cortar" caminho como vemos e ouvimos por diversas vezes solicitações dos pilotos que quando estão a pouco mais de 30nm (milhas náuticas) do VOR de Vitória (VTR), solicitam voar direto para o VOR de Maricá, que é outro Rádio-Auxílio localizado na Cidade de Mesmo nome no Estado do Rio de Janeiro, ou por outras questões como meteorológicas quando se têm a existência de uma nuvem de tempestade em sua rota conhecida como CB (Cumulonimbus).
Estes são só alguns esclarecimentos para que todos, mesmo leigos, possam entender um pouco mais dessa fascinante paixão que é a Aviação e a Navegação Aérea!
Abaixo as definições das áreas de controle dos Centros de Controle de Área (ACC)
O atual VOR de Vitória (localizado dentro do Sítio da Infraero no aeroporto de Vitória)
Dicas de boa leitura:
Tipo de Nuvens
Mais sobre nuvens
Entenda o funcionamento do VOR
Saiba mais sobre os Centros de Controles de Área
Saibra mais sobre Aeroportos
Entenda o Alfabeto Aeronáutico
DECEA - Departamento de Controle do Espaço Aéreo
As cartas aeronáuticas podem ser encontradas para download no site do AISWEB (http://www.aisweb.aer.mil.br/aisweb/)
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