foto: Gabriel Lordêllo - GZ
As obras do Aeroporto Eurico Salles, paradas desde meados de 2008, devem ser retomadas em julho próximo e podem estar concluídas apenas em setembro de 2013. A última previsão de término dos trabalhos era março de 2012.
O novo planejamento para o Aeroporto de Vitória foi apresentado na tarde de ontem, em Vitória, aos dirigentes da ONG Espírito Santo em Ação. Os diretores da Infraero apresentaram ainda as atualizações dos planos diretor e de proteção.
Na atualização dos planos, o tamanho da nova pista será mantido em 2.535 metros. Para eliminar os obstáculos apontados pelo Ministério Público Federal, a Infraero utilizou o recurso de elevação das cabeceiras da pista. O diretor de Operações da Infraero, João Márcio Jordão, não soube informar quantos metros as cabeceiras serão elevadas. Explicou que será o suficiente para eliminar os obstáculos que estejam na rampa de subida ou descida.
A atualização do Plano Diretor (PDIR) e do Plano Específico de Zona de Proteção Aeroportuária (PEZPA) terão que ser homologados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Antes da homologação dos planos pelas duas instituições, as obras não poderão ser retomadas.
Outra pendência para o reinício das obras, previsto para julho próximo, é a aprovação pela Justiça, da perícia técnica feita pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O instituto foi contratado pela Infraero para fazer o levantamento do percentual das obras realizada e o custo delas. O documento é a base para o encontro de contas entre a Infraero e o consórcio que teve o contrato rescindido.
TECA - Terminal de Cargas
A construção do novo terminal de cargas (Teca) tem início previsto para março de 2011 e conclusão para início de 2012. Com custo de R$ 55 milhões, o novo terminal, que hoje tem 3 mil m2 de área construída, passará a ter área de 27 mil m2. O pátio terá três posições para aeronaves cargueiras. A implantação do Teca é uma reivindicação dos empresários que atuam no comércio exterior.
O vice-presidente da ONG Espírito Santo em Ação, Luiz Wagner Chieppe, disse que a área de estacionamento do aeroporto também será ampliada. Até setembro deste ano, estarão concluídas as obras de instalação dos módulos que ampliarão a capacidade das atuais salas de embarque e desembarque. O investimento é de R$ 5,3 milhões.
Leia a matéria completa: AQUI
4 comentários:
Após mais de uma semana de notícias "negativas", sendo estas desde 2008 quando a obra foi paralisada definitivamente pelo TCU e após algum tempo, assim que foi reicindido o contrato sendo liberada por sua parte novamente, para lá e para cá, enfim uma notícia excelente.
Agora nos resta aguardar ansiosos que todos os trabalhos estejam realmente encerrados até 2013 e se isso assim for feito, com certeza, não tenho dúvidas de que muitos que já estavam desacreditados pelos capixabas resgatarão sua dignidade.
Não precisamos de pessoas que só criticam afinal, até para se fazer uma boa crítica onde se é possível resgatar algo aproveitável ou construtivo é preciso entender do que está sendo tratado e como um todo. Não basta ser superficial. Têm que conhecer a fundo.
Parabéns a todos que estão trabalhando com seriedade para que num futuro próximo possamos ter mais segurança, eficiência e conforto nas operações em Vitória, virando assim essa página de uma vez por toda.
Nós capixabas agradecemos!
Olá!
Eu sempre vejo este blog do Aeroporto de Vitória e queria tirar algumas duvidas. Qual é o site oficial do Aeroporto de Vitória? A Total Cargo opera no aeroporto? Como eu faço para inviar fotos do aeroporto para vocês(administradores) colocarem aqui?
Obrigado.
Qual aeronase seria aquela que esta ´na pista?? Pareçe um EMB-120ER Brasília da Passaredo?
Obrigado e parabéns pelo excelente site!
Olá Daniel, boa noite.
-A Total Cargo não opera mais aqui em SBVT. Antes ela operava com os B722F.
-As fotos vc pode enviar para o @ do blog: vixagora@yahoo.com.br
informando data, local e horário em que foram registradas e do que se trata bem como seu nome e sobrenome. Ai iremos analizar e caso seja possível será postada com os devidos créditos.
-O EMB120 Brasília não conseguimos identificar pois pode ser da FAB ou mesmo o EMB120 da Vale, PT-SOK, o mais provável já que ele passava por aqui todos os dias.
Obrigado pelo prestígio.
Junio Gracielo
Postar um comentário
Olá, gostou de nosso conteúdo? Deixe seu comentário ou sugestão para nós. Lembramos que todos os coments serão moderados.
Pedimos também que NÃO escrevam em CAIXA ALTA!
Obrigado desde já!