O jornalista Abdo Filho, via Gazeta Online, publicou hoje 24/04/2010 uma matéria bastante esclarecedora sobre a questão levantada durante os últimos dias e que correu vários jornais no Brasil: A questão da limitação no comprimento da nova pista do Aeroporto de Vitória questionada pelo MPF.
Na reportagem o jornalista esclarece os pontos que limitam a nova pista e porque ela corre o risco de ser limitada pelos órgãos competentes apontando os obstáculos na Zona de Aproximação que colocarão (possivelmente) em risco as futuras operações das aeronaves.
O outro ponto levantado pelo autor seria de que muito provavelmente, mesmo que com uma pista de 2.535m do projeto inicial, o Aeroporto recebe o título de Internacional, pois as aeronaves não poderiam decolar full na linguagem aeronáutica o que quer dizer com máximo fuel e load (cargas + passageiros).
É importante lembrar que:
Levando em consideração que no mundo hoje há outros aeroportos com operações Internacionais restritas com aeronaves heavy (pesada), como o Princes Juliana (TNCM), onde em uma de suas cabeceiras há uma elevação e a pista atual é ainda mais curta que a futura pista de Vitória, porém lá operam hoje Airbus A340 (Air France), Boeing 747-400 (Neos/KLM) e que estas aeronaves decolam mais leves em regime de escala técnica para seu destino final. Nada impede que Vitória, neste quesito caso receba a certificação dos órgãos competentes de Aeroporto Internacional, venha operar da mesma forma com várias opções para escalas técnicas como Salvador, Confins, Galeão, Manaus, Brasília, Fortaleza e Recife.
Leia a matéria completa: Gazeta Online
1 comentários:
O que o povo capixaba quer saber é quando que as obras vão ser retomadas?
Postar um comentário
Olá, gostou de nosso conteúdo? Deixe seu comentário ou sugestão para nós. Lembramos que todos os coments serão moderados.
Pedimos também que NÃO escrevam em CAIXA ALTA!
Obrigado desde já!