Cães farejadores vão atuar no aeroporto de Vitória

Receita Federal vai iniciar novos trabalhos de combate a evasão de divisas e tráfico de drogas no Espírito Santo com a ajuda de cães farejadores. As ações começam nesta quinta-feira (25) à noite no Aeroporto de Vitória. Os trabalhos serão realizados pelo Centro Nacional de Cães de Faro da Receita Federal do Brasil - o "CNCF K9".

Vitória vai sediar o Centro Nacional de Cães Farejadores por ter sido a unidade da Receita Federal pioneira na utilização de animais no combate ao crime. Desde de 2005 o Nucleo de Repressão - NUREP-ES desenvolve ações de operações de prevenção e repressão ao tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins em zona primária, zona de vigilância aduaneira, recintos alfandegados e pontos de fronteiras.

Além de Vitória, a Receita Federal pretender instalar o programa CNCF K9 em Manaus, Rio de Janeiro, Belém, São Paulo, Aeroporto de Viracopos, Porto de Santos, Porto de Paranaguá (PR), Foz do Iguaçu e Santa Maria (RS).

A inauguração oficial do CNCF K9 em Vitória vai ocorrer na próxima sexta-feira (26) com as presenças do Subsecretário de Aduana, Fausto Vieira Coutinho e do Coordenador de Administração Aduaneira, José Barroso Tostes Neto. Na ocasião, os passageiros que desembarcarem do mencionado voo terão suas bagagens inspecionadas pelos cães farejadores da equipe do K9 de Vitória.

Uma demonstração com os cães está prevista para a sexta-feira (26) às 09h no Terminal de Carga Aérea - TECA do Aeroporto de Vitória. Em seguida, às 10h30 ocorerrá a solenidade de inauguração das instalações CNCF K9, que ficará localizado no NOA Tubarão, nas dependências da Vale.

No dia 27 de janeiro a Portaria RFB 116/10, do Diário Oficial da União, criou o Centro Nacional de Cães de Faro da Receita Federal do Brasil - CNCF K9 e definiu normas de funcionamento para o trabalho.

As unidades K9 recebem este nome em função da sonoridade da sigla - cunhada nos Estados Unidos durante a primeira guerra mundial. Em inglês, a palavra "canine" (canino, em português) pode obter a mesma sonoridade com a leitura da letra "k" ("kay") seguida do número "9" (nine). Por esse motivo e pela larga utilização de cães para diversas funções, a sigla se popularizou e é comum as unidades que envolvem o trabalho com cães receberem este nome em diversas partes do mundo.

Fonte: Gazeta Online

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, gostou de nosso conteúdo? Deixe seu comentário ou sugestão para nós. Lembramos que todos os coments serão moderados.
Pedimos também que NÃO escrevam em CAIXA ALTA!

Obrigado desde já!

 
Copyright © 2009-2011 todos os direitos reservados