Trip estuda voo comercial entre São Paulo e Guarapari

Rota partiria da capital paulista com escala em Belo Horizonte; mas pedido não foi feito ainda à Anac.

André Vargas – Guarapari
avargas@redegazeta.com.br

A companhia aérea regional TRIP tem intenção e transformar o balneário de Guarapari, Litoral sul do Espírito Santo, em um novo destino. A rota mais provável partiria de São Paulo com escala em Belo Horizonte.A operação seria em seus bimotores turbo-hélice ATR 45, com capacidade entre 46 E 50 assentos. Não estaria descartado solicitar voos do Rio de Janeiro no momento seguinte.

Foto: Gabriel Santos


A Direção da empresa confirmou a existência de um estudo de viabilidade. Uma eventual e ainda remota autorização da Agência Nacional de Aviação Civil(Anac) seria o primeiro passo para a chegada de fretamentos (“charters”) na alta temporada, o que impulsionaria a indústria turística. Nos anos 1990, a TAM pousava no balneário com seus Fokker 50. O desejo da empresa esbarra em limitações infraestruturais apontadas pela agência reguladora.

Os principais problemas são as ausências de um posto de abastecimento e de uma brigada de incêndio. As áreas de taxiamento e de desembarque precisam ser ampliadas de acordo com as exigências técnicas, e falta local e pessoal para prestação de primeiros-socorros. No entanto melhorias foram providenciadas pela prefeitura, que administra o local e aos poucos tenta colocá-lo em melhores condições.

O secretário municipal de Desenvolvimento, Edgard Behle, comentou que a reabertura para vôos comerciais é um sonho possível. Parcerias recentes com donos de aeronaves e empresas que utilizam a pista resultaram na instalação de um grupo gerador de emergência, novos refletores e melhorias nas modestas instalações. A segunda etapa de investimentos seria mais dispendiosa, contudo poderia ser impulsionada pelo setor petrolífero.

Solicitação Oficial

Apesar do estudo de viabilidade da Trip e da boa vontade da prefeitura, a Anac, em Brasília, informou ainda não ter em mãos nenhuma solicitação oficial para pousos e decolagens na cidade.
Localizado ao lado do trecho urbano da Rodovia do sol, o aeroporto de Guarapari tem uma pista de 1320 metros de extensão, 30 metros de largura e capacidade para receber aeronaves com até 76 toneladas de peso em condições visuais noturnas.

Opções para o Nordeste

Haverá rotas, a partir de dezembro, para quem vai para Maceió, Recife e Fernando de Noronha

A TRIP vai lançar em dezembro rotas ligando Vitória e algumas capitais do Nordeste. A empresa vai receber o quinto jato Embraer 175, que fará a ligação da Capital capixaba ao aeroporto de confins, em Belo Horizonte (MG), onde há conexão para cidades nordestinas. Com isso, os capixabas que querem passar férias no Nordeste podem, a partir e dezembro, programar viagens para Maceió, Recife e Fernando de Noronha.

De acordo com o diretor de marketing e vendas da companhia, Evaristo Mascarenhas de Paula, a TRIP iniciou as operações no Espírito Santo há dois anos e oferece vôos diretos para Belo Horizonte e Ipatinga (MB) e Ilhéus e Porto Seguro (BA). Há também conexões com outras cidades como Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Ji-Paraná (RO), no Centro-oeste e Norte, além de outros municípios nas regiões sudeste, Nordeste e Sul.
“Com essa nova operação, incentivamos o turismo no Nordeste, uma vez que Maceió, Recife e Fernando de Noronha são cidades muito procuradas por turistas brasileiros e estrangeiros”, completa Mascarenhas.

Fonte: A Gazeta 15/11/2009
Página 20 - Economia

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, gostou de nosso conteúdo? Deixe seu comentário ou sugestão para nós. Lembramos que todos os coments serão moderados.
Pedimos também que NÃO escrevam em CAIXA ALTA!

Obrigado desde já!

 
Copyright © 2009-2011 todos os direitos reservados