Novela do aeroporto pode ter final

O início das obras das pistas e do pátio de aeronaves, no Aeroporto de Vitória, previsto para junho de 2010, poderá ser antecipado em pelo menos quatro meses. Isto porque a diretoria da Infraero deve assinar, nos próximos dias, um convênio o Exército Brasileiro para que as Forças Armadas assumam a tarefa de concluir o projeto executivo das pistas e do pátio.

Conforme disse o senador Renato Casagrande, que conversou na última sexta-feira com o presidente da Infraero, Cleonilson Nicácio Silva, a viabilização do convênio estava dependendo da rescisão do contrato com o consórcio construtor da obra. Com a publicação no Diário Oficial da União da rescisão do contrato, a Infraero ficou liberada para a celebração do convênio.

Se os integrantes das Forças Armadas concluírem o projeto executivo das pistas e do pátio de aeronaves, a Infraero não precisará fazer a licitação para a contratação do projeto executivo e poderá antecipar em quatro meses o início da obra. Essa medida, lembrou o senador, não interferirá no prazo final para a conclusão da obra, previsto para março de 2012.

Mesmo assim, ele considerou importante que pelo menos o início das obras seja antecipado. "O que puder ser adiantado será muito bom para todos nós", frisou o senador. Com a dispensa da licitação para o projeto executivo, a Infraero ganhará tempo e poderá antecipar a licitação para a retomada das obras, paralisadas desde julho de 2008.

A Infraero rescindiu o contrato com o consórcio formado pelas construtoras Camargo Corrêa, Mendes Júnior e Estacon após várias tentativas de negociação para a retomada das obras. Sem uma proposta de consenso, o caminho encontrado foi a rescisão amigável do contrato firmado em dezembro de 2004.

Agora, com o contrato rescindido, a Infraero pode iniciar as ações para a retomada das obras. Como a conclusão dos serviços está prevista para o primeiro trimestre de 2012 e o Aeroporto Eurico Salles opera muito acima da capacidade instalada, a empresa decidiu instalar no terminal dois Módulos Operacionais Provisórios (Mops).

Serão investidos R$ 4 milhões para a instalação de um módulo na sala de embarque. O outro será construído na sala de desembarque, que receberá também duas esteiras. As medidas contribuirão para reduzir o desconforto dos usuários do aeroporto da Capital até que as sejam concluídas as obras de modernização e ampliação do aeroporto. Com capacidade para a movimentação de 560 mil passageiros por ano, o terminal registrou no ano passado o embarque e desembarque de quase dois milhões, três vezes mais.

Fonte: Gazeta on line

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