Aeroporto de Vitória - Eurico de Aguiar Salles

O Aeroporto de Vitória está localizado num sítio aeroportuário com pouco mais de 5,4 milhões de metros quadrados.

Desde a construção da sua primeira etapa, finalizada em 1946, o Aeroporto de Vitória passou por algumas reformas e melhorias. Com capacidade para 560 mil passageiros/ano, hoje o aeroporto tem se mostrado insuficiente para atender a demanda atual. O terminal de passageiros é climatizado, com área construída de cerca de 4000 m², salão de pré-embarque, 25 balcões de check-in e salas de embarque e desembarque. Nos pátios de estacionamento de aeronaves, a implantação de novas posições melhorou a operacionalidade do aeroporto. Hoje o SBVT conta com 06 (seis) posições para aeronaves de grande porte e 07 (sete) para aeronaves de pequeno e médio porte.

Em 2008, circularam pelo aeroporto de Vitória mais de 1,98 milhão de passageiros.

Vitória é um dos 35 aeroportos da rede Infraero que contam com um terminal de cargas internacional. Desde 99 está em operação a linha internacional de cargas direto dos EUA (Miami) para Vitória, facilitando o trabalho de importação de mercadorias para o mercado capixaba. Hoje operam regulamente em Vitória duas freqüências semanais nesta rota.

Fonte: Infraero
---------------------------------------------------------------------------------------------
Atualizado 22/04/2009
Saiba agora porque o Aeroporto de Vitória recebeu o ilustre nome de Eurico de Aguiar Salles

Marcus Vicente batiza aeroporto de Vitória
Da Redação - 18/05/2006 16:55:22
O Aeroporto de Vitória agora tem nome e sobrenome: Eurico Salles. No dia 9 de maio foi sancionada a Lei Ordinária 11.296/2006, de autoria do deputado federal Marcus Vicente-PTB-ES.

Desde que sua primeira etapa foi finalizada em 1946, o Aeroporto de Vitória nunca ganhou, oficialmente, um nome. Popularmente, o terminal ficou conhecido como Aeroporto de Goiabeiras.

“O trabalho desse capixaba sempre foi íntegro e infatigável e o seu conhecimento político esteve, ao longo de sua vida, a serviço de nosso Estado e do País. Mais do que justo, portanto, conferir o seu nome ao Aeroporto de Vitória como prova do reconhecimento de todos nós, seus conterrâneos, à sua brilhante história”, disse o deputado Marcus Vicente.

O aeroporto
O Aeroporto Eurico Salles está localizado num sítio aeroportuário com pouco mais de 5,2 milhões de metros quadrados e desde 1946 passou por algumas reformas e melhorias. Com capacidade para 560 mil passageiros/ano, hoje o aeroporto tem se mostrado insuficiente para atender à demanda atual, tendo movimentado mais de 1,5 milhão de passageiros em 2005.

O terminal de passageiros é climatizado, com área construída de cerca de 4000 m², salão de pré-embarque, 25 balcões de check-in e salas de embarque e desembarque. Nos pátios de estacionamento de aeronaves, a implantação de novas posições melhorou a operacionalidade do aeroporto.

Cargas
O Eurico Salles é um dos 32 aeroportos da rede Infraero que conta com um terminal de cargas internacional. Em maio de 1999 entrou em operação a primeira linha internacional de cargas direto dos EUA (Miami) para Vitória, facilitando o trabalho de importação de mercadorias para o mercado capixaba. Hoje operam regulamente em Vitória cinco freqüências semanais nesta rota.

Depois de concluídas as atuais obras de ampliação, o Aeroporto Eurico Salles terá capacidade para receber mais de dois milhões de passageiros, com seis pontes de embarque, capacidade de operar oito aeronaves ao mesmo tempo e estacionamento de veículos com mil vagas. O aeroporto também terá lojas, cinemas e praça de alimentação. A pista principal, que também será construída, terá 2,4 mil metros de extensão.

Eurico Salles
Eurico de Aguiar Salles foi um capixaba ilustre do século passado. Nasceu em Vitória em 24 de agosto de 1910 e desde o início mostrou sua capacidade intelectual e sensibilidade humana. Querendo ampliar seus conhecimentos, deslocou-se para o Rio de Janeiro, então Distrito Federal, até formar-se, em 1931, em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito, especializando-se em direito comercial, para então regressar a Vitória, como advogado.

Em 1935, Eurico Salles ingressou como professor na Faculdade de Direito do Espírito Santo e concluiu sua tese sobre a Hipoteca Naval. Durante o período do Estado Novo, Eurico Salles ocupou o cargo de Secretário de Educação e Cultura do Espírito Santo, entre 1937 e 1943 e, em 1945, elegeu-se Deputado Federal na Assembléia Nacional Constituinte pelo Partido Social Democrático-PSD.

Em agosto de 1949, como presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, Eurico Salles representou o Brasil em Genebra no Congresso Mundial de Educação. Pala segunda vez em 1950, e ainda pelo mesmo partido político, elegeu-se Deputado Federal, tornando-se, mais tarde, vice-líder do partido na Câmara dos Deputados.

Durante o Governo do Presidente Juscelino Kubitschek, em 1956, Eurico Salles fez parte da delegação brasileira presente à Conferência Internacional de Buenos Aires, representando, posteriormente o Brasil nas conversações realizadas em Washington pelo Fundo Monetário Internacional.
Devido ao enorme prestigio que alcançou à frente de suas atividades, o Presidente Juscelino Kubitschek o nomeou para o Ministério da Justiça e Negócios Interiores e, em 1958, tornou-se membro do Conselho Nacional de Economia. Afastou-se por motivos de saúde, já no final de 1959 e faleceu no Rio de Janeiro em 1º de setembro no mesmo ano.

Fonte: Rede de Notícias

Junio Gracielo

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, gostou de nosso conteúdo? Deixe seu comentário ou sugestão para nós. Lembramos que todos os coments serão moderados.
Pedimos também que NÃO escrevam em CAIXA ALTA!

Obrigado desde já!

 
Copyright © 2009-2011 todos os direitos reservados