Aeroporto regional entra em pauta nos governos do Espírito Santo e Minas Gerais


Foto: Romero Mendonça/ Secom

A construção de um aeroporto regional entre os municípios de Mantena (MG) e Barra de São Francisco (ES) pode virar realidade. Nesta segunda-feira (03), os vice-governadores do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, e de Minas Gerais, Antonio Anastasia, receberam juntos a reivindicação da obra das mãos dos prefeitos de Barra de São Francisco, Waldeles Cavalcante, e de Mantena, Maurício Toledo.

Diversos prefeitos do Noroeste Capixaba e do Leste mineiro acompanharam os vice-governadores numa extensa agenda no município de Mantena. As atividades também contaram com as participações de deputados do Espírito Santo e de Minas Gerais.

Representando todos os prefeitos dos municípios interessados na ampliação do aeroporto que existe em Mantena, o prefeito local, Maurício Toledo, defendeu o projeto. “O encontro que acontece aqui hoje é histórico para todos os municípios da região, sejam de Minas Gerais ou do Espírito Santo. Essa fatia do Brasil está num processo desenfreado de desenvolvimento e um aeroporto adequado para atender à necessidade instalada por aqui vai contribuir muito com nosso crescimento coletivo”, disse Toledo, em nome dos prefeitos.

Ricardo Ferraço e Antonio Anastasia

O aeroporto existente possui uma pista com mil metros de extensão, de terra ‘batida’. Apesar da precariedade, o espaço está em uso constante. As cidades de Mantena e Barra de São Francisco são polos econômicos da região, principalmente com atividades relacionadas à exploração de rochas ornamentais, agropecuária e indústria de confecções.

“O Estado de Minas Gerais é um importante parceiro do Espírito Santo e a construção de um aeroporto de forma conjunta, para atender a ambos, é uma ação que deve ser muito bem avaliada. O Governo do Estado trabalha para gerar oportunidades aos capixabas, e um aeroporto adequado nessa região condiz com esse propósito. A reivindicação é justa e vamos organizar algumas ações para que ela siga em frente”, destaca o vice-governador Ricardo Ferraço, que aproveitou a agenda de trabalho para anunciar que uma agência do Banestes será implantada em Mantena. “O processo já foi aprovado pelo conselho do banco e agora está em análise no Banco Central. A região como um todo é um polo econômico e os serviços do Banestes podem contribuir muito com todos”, finaliza.

Ricardo Ferraço, Maurício Toledo e Antonio Anastasia,

Além das obras de ampliação do aeroporto, outras reivindicações foram colocadas em pauta. Na área de transportes e infraestrutura, foram indicadas a necessidade de duplicar a rodovia ES/MG 381, que liga os municípios de Barra de São Francisco e Mantena, o asfaltamento da estrada que liga os municípios de Mantenópolis (ES) e Mantena e a definição junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que a ligações entre os municípios de Barra de São Francisco e Mantena tenham tarifas de ligações locais, e não interurbanas, como ocorre atualmente.

“Acho que em nenhum outro local do Brasil duas cidades de estados diferentes sejam tão próximas social e economicamente como Mantena e Barra de São Francisco. Nos dias atuais, ter aeroporto não é mais sinônimo de luxo, mas sim uma necessidade que proporciona desenvolvimento. Como muito bem disse o vice-governador Ricardo Ferraço, Minas Gerais e Espírito Santo são estados parceiros e, não por acaso, foram os estados que mais cresceram no Brasil nos últimos anos. Como símbolo dessa reivindicação, faço uma alusão ao lema estampado na bandeira capixaba. Vamos trabalhar e confiar para que as melhorias aconteçam. Tenho certeza que a predisposição existe com veemência em ambas as partes”, ressalta o vice-governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia.

Fonte: ES.gov

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, gostou de nosso conteúdo? Deixe seu comentário ou sugestão para nós. Lembramos que todos os coments serão moderados.
Pedimos também que NÃO escrevam em CAIXA ALTA!

Obrigado desde já!

 
Copyright © 2009-2011 todos os direitos reservados