Prevenção à homofobia será tema de nova palestra no aeroporto

Os funcionários da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), no Aeroporto de Vitória, receberam tão bem a oficina de capacitação para prevenção à homofobia, promovido pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), realizada na semana passada, que vão marcar novas agendas para qualificar mais funcionários nesta temática.

A oficina foi uma experiência inédita no Espírito Santo, que surgiu a partir de uma denúncia feita por duas transexuais que foram impedidas de entrar no banheiro feminino do Aeroporto de Vitória.

Elas procuraram o Centro de Atendimento às Vítimas de Violência e Discriminação (CAVVID), que faz parte da Semcid, e a partir daí o Programa Vitória sem Homofobia se colocou à disposição para realizar a oficina de capacitação para os funcionários do aeroporto.

O objetivo desta ação é desconstruir o preconceito que ainda atinge os homossexuais e possibilitar novas vivências com as populações LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros). Esta oficina busca trabalhar as noções de humano, diversidade, diversidade sexual e respeito às diferenças.

A oficina de prevenção da homofobia, no último dia 7 de maio, atendeu, prioritariamente, 40 funcionários do aeroporto que trabalham diretamente com o público.

Para exemplificar as situações de preconceito e violação dos direitos humanos sofridas pelos homossexuais, foi utilizado, nesta oficina para a Infraero, o trabalho de pesquisa em jornal feito pelo Programa Vitória sem Homofobia, que mostra diversas reportagens ligadas ao tema.

Segundo a assistente social que ministrou a oficina, Márcia Saldanha Moreira, a receptividade dos participantes foi boa. "Apesar da novidade do tema, os funcionários do aeroporto receberam muito bem a atividade", contou.

Kadidja Fernandes
O objetivo da oficina é desconstruir o preconceito que ainda atinge os homossexuais e possibilitar novas vivências com as populações LGBT
O coordenador de Comunicação Social da Infraero, Luís Ximenes, disse que existe interesse em dar continuidade ao trabalho.

"Nós temos a intenção de, em um curto espaço de tempo, ter novamente a atenção da Semcid para novas atividades, principalmente devido à grande rotatividade de mão-de-obra no aeroporto. Pretendemos estender esse trabalho aos funcionários das lojas, balcão e também aos terceirizados", contou.

Programa
O Programa Vitória Sem Homofobia é centrado no aspecto educativo e faz a articulação com outras políticas sociais da PMV e com as entidades do movimento LGBT. Além de articular, executa dentro e fora da Prefeitura de Vitória, ações de prevenção à homofobia, tanto a institucional (aquela que ocorre no poder público) quanto a social.

O programa teve início em 2005 e se consolidou tendo por base os seguintes eixos de atuação: educação e cultura, saúde, garantia de direitos, trabalho e geração de renda, assistência social e fortalecimento do movimento LGBT.

A atual pauta do programa gira em torno da articulação de diversos atores governamentais e não governamentais, visando garantir o uso do banheiro feminino e do nome social para travestis e transexuais.

No próximo dia 18, a Prefeitura, em parceria com Fórum Estadual em Defesa dos Direitos LGBT e Fórum em Defesa da Cidadania LGBT de Vitória, promove um Ato Público pelo Fim da Homofobia, em frente à Assembléia Legislativa, das 13h30 às 18 horas, com programação cultural e política.

Fonte: Prefeitura de Vitória (site)

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, gostou de nosso conteúdo? Deixe seu comentário ou sugestão para nós. Lembramos que todos os coments serão moderados.
Pedimos também que NÃO escrevam em CAIXA ALTA!

Obrigado desde já!

 
Copyright © 2009-2011 todos os direitos reservados