O jornalista Abdo Filho, via Gazeta Online, publicou hoje 24/04/2010 uma matéria bastante esclarecedora sobre a questão levantada durante os últimos dias e que correu vários jornais no Brasil: A questão da limitação no comprimento da nova pista do Aeroporto de Vitória questionada pelo MPF.
Na reportagem o jornalista esclarece os pontos que limitam a nova pista e porque ela corre o risco de ser limitada pelos órgãos competentes apontando os obstáculos na Zona de Aproximação que colocarão (possivelmente) em risco as futuras operações das aeronaves.
O outro ponto levantado pelo autor seria de que muito provavelmente, mesmo que com uma pista de 2.535m do projeto inicial, o Aeroporto recebe o título de Internacional, pois as aeronaves não poderiam decolar full na linguagem aeronáutica o que quer dizer com máximo fuel e load (cargas + passageiros).
É importante lembrar que:
Levando em consideração que no mundo hoje há outros aeroportos com operações Internacionais restritas com aeronaves heavy (pesada), como o Princes Juliana (TNCM), onde em uma de suas cabeceiras há uma elevação e a pista atual é ainda mais curta que a futura pista de Vitória, porém lá operam hoje Airbus A340 (Air France), Boeing 747-400 (Neos/KLM) e que estas aeronaves decolam mais leves em regime de escala técnica para seu destino final. Nada impede que Vitória, neste quesito caso receba a certificação dos órgãos competentes de Aeroporto Internacional, venha operar da mesma forma com várias opções para escalas técnicas como Salvador, Confins, Galeão, Manaus, Brasília, Fortaleza e Recife.
Leia a matéria completa: Gazeta Online
O que o povo capixaba quer saber é quando que as obras vão ser retomadas?
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